Esboço de pregação : Jesus destrói as obras do diabo

JESUS DESTROÍ AS OBRAS DO DIABO
1 João 3:8
Introdução
A OBRA DO DIABO É A MORTE
1- QUE VEIO PELA DESOBEDIÊNCIA (PECADO) DO HOMEM.
Gn 2:16-17  E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17  mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
Tg 1:14-15  Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. 15  Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
1Co 15:56  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

2- TODOS SE SEPARARAM DE DEUS POR CAUSA DO PECADO
Rm 3:23  pois todos pecaram e estão destituídos (SEPARADOS) da glória de Deus,
Rm 5:12  Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
 Rm 6:23  Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

3- JESUS É O ÚNICO QUE PODE LIVRAR DA OBRA DO DIABO NA VIDA DO HOMEM
Lc 1:76-79  E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, 77  para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, 78  por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente 79  para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz".

4 VERDADES QUE PRECISAMOS ENTENDER

PRIMEIRA VERDADE – QUEM PRATICA O PECADO É DO DIABO

A- O PECADO É A TRANSGRESSÃO DA LEI DE DEUS
1Jo 3:4  Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

B- O PECADO É AGIR COMO O DIABO
Jo 8:44  "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

C- QUEM PECA FICA PARECIDO COM O DIABO
 Luc 22:3-6  Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. 4  Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. 5  A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. 6  Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente.
Luc 22:47-48  Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. 48  Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? "

SEGUNDA VERDADE – O PECADO PRODUZ OS FRUTOS QUE DESTROEM O HOMEM

A- FRUTOS QUE MOSTRAM O PECADO NO HOMEM
Gl 5:19-21  Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20  idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21  e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
2Pe 2:13-14  Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês. 14  Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

B-Deus conhece as obras do pecadores
Apo 2:2  “Conheço as suas obras,...”
Apo 2:4  Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
Apo 3:15-17  Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16  Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. 17  Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

TERCEIRA VERDADE – SÓ JESUS PODE LIVRAR O HOMEM DO PODER DA MORTE CAUSADA PELO PECADO

A- JESUS VEIO PARA NOS LIBERTAR DO PODER DO PECADO
Lc 4:18-19  "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19  e proclamar o ano da graça do Senhor".
At 10:38  como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.
Jo 8:36  Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

QUARTA VERDADE - JESUS É O ÚNICO QUE PODE DISTRUÍ ÀS OBRAS DO DIABO
PORQUE?

A- ELE TEM A CHAVE DA MORTE E DA VIDA
APC 1:18  Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. (INFERNO)

B- ELE VENCEU A MORTE
Hb 2:14-15  Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, 15  e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

Cl 2:13-14  Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14  e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15  e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Rm 8:1-2 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, 2  porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

CONCLUSÃO
SÓ JESUS CRISTO PODE NOS LIVRAR DO PODER DO PECADO E DA MORTE

APLICAÇÃO
SE VOCÊ ACEITAR A OBRA DE JESUS NA CRUZ
SE VOCÊ DECIDIR VIVER A VIDA DELE

ELE DESTRUÍRA O PODER DO PECADO NA SUA VIDA E TUDO SE FARÁ NOVO

Comentários