3 cruz 3 decisões

3 cruz, 3 decisões
Lucas 23:39-43
A cruz de Jesus representa o preço do pagamento da dívida do pecado.

1-     O preço pago por Deus.
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

2-     Pelo sacrifício dos nossos pecados.
1 João 4:10 - Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

3-      Foi um sacrifício foi perfeito e definitivo.
Hebreus 10:12-18, Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.

4-      Sem o qual não haveria perdão dos pecados.
Hb.9;16-22. No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez. Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue. Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, juntamente com água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo: "Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam". Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias. De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

5-      Jesus pagou a dívida dos nossos pecados.
Rm.4:25, Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.
Gl.3:13, Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".
1 Pd. 1:17-21 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.


A cruz do primeiro criminoso, que se arrependeu, representa aqueles que aceitam a salvação.
1-     Ele criticou Jesus na Cruz.
Marcos 15:32 O Cristo, o Rei de Israel... Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos! " Os que foram crucificados com ele também o insultavam.
2-     Mas experimentou do amor de Jesus.
Lucas 23:34, Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.
Rm. 5:6-8 De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

3-     Arrependeu-se.
Lucas 23:40-41, Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
Atos 3:19-20 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

4-     Reconheu, a santidade de Jesus.
Lucas 23:41b, Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. “Mas este homem não cometeu nenhum mal"
Rm.10:11-13 Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado" Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".

5-     Ele creu na ressurreição de Jesus.
Lucas 23:42-43, Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".
Rm. 10:9-10 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação


A cruz do segundo criminoso, que não se arrependeu, representa aqueles que não aceitam a salvação, mas sim, a condenação.
1-     Blasfemava contra Jesus.
Lc. 23:39, Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! " ( debochava, criticava, ofendia)

2-     Quem Rejeita Jesus morrerá nos vossos pecados.
João 8:24 Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados".

3-     Por que é escravo do Pecado.
João 8:34, Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.

4-     Já está condenado.
João 3:36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".

5-     Pois escolheram o mundo ao invés de Jesus.
João 3:17-19. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

6-     A alma que peca está morrerá.
Ez. 18:4, Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.
Rm. 6:23  Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Conclusão

A cruz do pagamento da dívida do pecado Jesus à carregou e venceu através dela. 
Agora você tem que escolher carregar sua cruz, acompanhado-o, ou escolher a cruz do mundo que condena o homem , a morte, e a perdição eterna. Apc. 20:10,14-15.

Por Pastor Junior

Comentários