Esboço de Sermão Jesus Cristo, Deus habitou entre nós

Jesus Cristo Deus habitou entre nós
João 1:1-14

Introdução: O que Jesus veio fazer no nosso meio? É importante afirmar que Jesus fez-se pobre para que fossemos enriquecidos. 2Co 8:9 “...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fosseis enriquecidos”.

A pobreza que Paulo se refere não é a financeira, mais sim, a da glória de Deus. Jesus era pleno em glória e esvaziou-se tornando-se em forma humana. Fp 2:6-7 “...pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, ...”.

1.     Ele veio trazer vida ao Homens.

A palavra vida veio do grego zoe que quer dizer (a plenitude da vida, ou abundância). Neste mesmo evangelho de João 10:10b diz: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. ”

1.1.  Deus é o criador da vida. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; Atos 17:24-25

1.2.  Transferiu esta capacidade para seu filho Jesus Cristo. Porque assim como o Pai tem vida (Zoe) em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida (Zoe) em si mesmo. João 5:26

1.3.  Sendo assim Jesus liberar vida a partir de d’Ele. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica (Zoopoeio) aqueles a quem quer. João 5:21.
     
A palavra vivificar significar dar vida, animar, ativar. Então podemos afirmar que Jesus é :
·       Aquele Produz vida,
·       Aquele que gera a vida,
·       Aquele que faz viver,
·       Aquele que restaura a vida.

1.4.  Jesus ressuscitou mortos pois a vida estava n'Ele. “ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida (Zoe). Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; ...”.  João 11:25  Jesus, Ele sabia quem era e o que podia fazer.

·       Ressuscitou o Filho da viúva de Naim. Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! 15 Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.16 Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. Lc 7:14-16

·       Ressuscitou a Lázaro. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. João 11:43-44.

1.5.  Jesus curou pessoas porque a vida estava n'Ele.

·       A mulher com fluxo de sangue. 28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Mc.5:28-30

Poder no verso 11 é dunamis em grego que significa poder que reside numa pessoa em virtude da sua natureza. Poder inerente que por natureza é inseparável da pessoa.

1.6.  De Jesus emanava vida. João 14:6

·       Quem tocava nele recebia vida. 36 e lhe rogavam que ao menos pudessem tocar na orla da sua veste. E todos os que tocaram ficaram sãos. Mt 14:36

·       Em Jesus está a vida eterna. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho”.1 João 5:11

Conclusão

Jesus veio do céu habitou entre nós para liberar a vida do Pai que estava n’Ele. A vida que transforma tudo que o diabo, roubou, matou e destruiu na vida do ser humano.

Jesus tem o poder n’Ele de restituir o que foi roubado.

A maior destruição que o diabo causou no ser humano foi afasta-lo de Deus, o nosso Pai. Romanos 3:23, “...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,...”.

O diabo tem roubado nossa herança terrena.
O diabo tem roubado nossa descendência.
O diabo tem roubado nossa vida.
O diabo tem roubado nossa paz.
Tem tentado roubar nossa herança celestial.

A arma do diabo nos manter longe da vida, longe de Jesus. Ignorando-o, rejeitando-o, negando-o, desacreditando dele.

Aplicação

A vida está entre nós, só cabe a cada um de nós:
·       Busca-lo,
·       Reconhece-lo e
·       Honrá-lo.

Is 55:6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

By Pastor Junior


Comentários