Sermão: A indignação de Jesus - Pastor Junior

A indignação de Jesus
João 2:13-22
Introdução: Jesus estava indignado com a forma que as pessoas estavam usando o templo do Senhor. 

Indignar significar que Jesus ficou revoltado, envergonhado com a atitude do povo de Deus. 

* Indignação não é Pecado. Ef 4:26-27 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 

*Jesus não pecou agindo assim. 2Co 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

As indignações de Jesus

Estavam fazendo do templo do Senhor um negócio. V-14-16
a- O pensamento no templo era mais ganhar para si do que adorar
b- A ideia principal era mais o negócio do que a transformação.
c- O negócio do que a pregação e ensino do evangelho.

Oseias 4:6-10 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. 7 Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha. 8 Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente. 9 Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago das suas obras. 10 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à sensualidade, mas não se multiplicarão, porque ao SENHOR deixaram de adorar.

2-     Jesus é quem cuida da igreja. V-15-17
a-       Ele anda no meio da igreja.

Ap 2:1 A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e  que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:

Ap 1:20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.

Apc 1:13, 17 “... e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.; ... 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Mt 28:20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Mc 11:17 também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.

3-     Jesus precisa derrubar o templo corrupto e mal.

João 2:18-21 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Que sinal nos mostras, para fazeres estas coisas? 19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. 20 Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? 21 Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. 22 Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.

a- O templo é o lugar onde fica o coração do homem. 1Co 6:19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

b- O interior do templo está corrompido. Mt 15:19-20 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina. Gn 6:5-6 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; 6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

c- O templo precisa ser destruído e reconstruído.

Jo 2:19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.

Mc 14:58 Nós o ouvimos declarar: Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, não por mãos humanas.

2Co 4:16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

2Co 5:4-5 Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.

Conclusão
·   
  Jesus está indignado com homem que se diz de Deus e não é:
·  
   O chicote que Jesus está usando é a palavra de Deus. Jr 23:29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?
·   
    O templo que Jesus destruiu é nosso corpo que precisa ir para cruz. Rm 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Gl 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Aplicação
Você serve a Deus ou é um negociador. Se você serve, você vai a casa de Deus para:
·        Orar para todos os povos
·        Adorar ao Senhor dos Senhores (Jesus)
·        Aprender a Palavra de Deus
·        Para pregar o evangelho.
·       
  Lembre-se: Você é o templo de Deus não do diabo.


Pastor Junior

Comentários